sábado, 19 de setembro de 2020

"Não é preciso ir à igreja para ser cristão"



Texto do Pr. Michael Keith no site Higher Things

"Não é preciso ir à igreja para ser cristão". Já ouvi muitas pessoas me dizerem isto antes. Deixei de discutir com elas sobre isso, porque percebi que a questão se resume realmente a outro assunto. Depende do que se quer dizer com "ir à igreja".
Se por ir à igreja se entende que se vai lá pela única razão de dar o seu louvor e adoração a Deus e dizer-lhe o quão fantástico Ele é (como na obra de Monty Python, O Sentido da Vida: "Oh, Deus, és tão grande! Estamos todos muito impressionados aqui em baixo!") você está provavelmente certo.
Se por ir à igreja se refere a ir lá para aprender alguma informação sobre Deus ou para obter alguns conselhos e dicas sobre como viver, você está provavelmente certo.
Você pode fazer esse tipo de coisas em outros lugares e de outras formas. Pode dizer a Deus como Ele é fantástico quando está andando de bicicleta ou jogando golfe ou sentado numa praia. Pode obter todo o tipo de informação sobre Deus e a Bíblia na televisão, rádio e internet. Não precisa ir à igreja para isso.
Mas isso não é de forma nenhuma o que significa ir à igreja. Não se trata de você fazer alguma coisa. Não se trata simplesmente de baixar informações para o seu cérebro ou de receber dicas e truques sobre como viver a sua vida. Trata-se de Jesus fazer algo por você. Trata-se de um encontro real com Jesus - e não apenas de informação sobre Jesus. Trata-se de receber os Presentes que Jesus tem para dar. Quando aprendi isso, tudo o que eu pensava saber virou de cabeça para baixo. Ao mesmo tempo, tudo finalmente fez sentido.
Jesus disse: "Eu sou a videira, vocês são os ramos. Quem habita em mim e eu nele, é que dá muito fruto, porque, sem mim, nada podeis fazer" (João 15,5). Jesus instituiu a Sua Igreja para que pudéssemos permanecer Nele e Ele em nós. Ele faz isto através da Sua Palavra e Sacramentos. O seu pastor é o entregador. Portanto, você vai à igreja não para fazer algo por Deus ou mesmo para aprender alguns dados ou fatos - você vai à igreja para estar com Jesus e para receber os Seus Dons. O seu pastor entrega-lhe os Dons de Jesus através da pregação, da absolvição, do batismo e alimentando-o através da Santa Ceia.
"Sim, mas Jesus não está em todo lugar? Não posso estar com Jesus onde quer que eu esteja?" Não, não exatamente. Jesus não prometeu estar em todo lugar com os Seus Dons de perdão, vida e salvação. Ele apenas prometeu estar presente com os Seus Dons na Sua Santa Palavra, no Seu Santo Batismo, na Sua Absolvição, e na Sua Comunhão (Ceia) - e estes só são encontrados dentro da Sua Igreja. As pessoas por vezes se oporão e dirão "Isso é pôr Deus numa caixa"! Bem, felizmente Deus encaixotou-se num lugar muito específico para que eu saiba onde O encontrar! Caso contrário, não saberia onde procurar e não saberia nem se alguma vez O encontrei. Em vez disso, Ele faz promessas claras: vocês me encontrarão na minha Palavra e Sacramentos na Minha Igreja.
Portanto, quando as pessoas dizem: "Posso adorar a Deus no campo de golfe", isso pode ser verdade, mas Jesus não está no campo de golfe com os Seus Dons. Quando as pessoas dizem: "Posso ler a Bíblia e artigos online e aprender todo o tipo de coisas sobre Deus e a Sua Palavra", isso pode ser verdade, mas Jesus não lhe dá o Seu Corpo e Sangue online. Encontra-se Jesus no Culto Divino de uma forma que não se pode encontrar em nenhum outro lugar. Ele não prometeu estar em nenhum outro lugar com os Seus Dons a não ser na Sua Palavra e Sacramentos, na Sua Igreja.
Você permanece ligado a Jesus - você habita em Jesus - quando recebe os Seus Dons que Ele dá através da Sua Igreja. Se não permanecer ligado a Jesus, corre o risco muito real de se tornar como um ramo de árvore que é cortado de uma árvore. Fica no chão sem receber quaisquer nutrientes do tronco da árvore e acaba por morrer de fome. Você permanece ligado a Jesus, Ele habita em você, quando você continua a receber os Seus Dons que Ele oferece no Culto Divino.
Ir à igreja é ser cuidado e amado por Jesus. Trata-se de ser perdoado por Jesus. Trata-se de ser fortalecido na sua fé por Jesus. Trata-se de ser morto e ser ressuscitado para uma nova vida por Jesus.
Ir à igreja é nada menos do que permanecer em Jesus. Portanto, vamos formular a questão original de forma um pouco diferente: "Não é preciso permanecer em Jesus para ser cristão?".
Fonte: https://higherthings.org/.../foundations-you-don-t-have...
Traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator
Foto: Christ Lutheran Church (LCMS) - Augusta, MO, EUA




Nenhum comentário:

Postar um comentário