segunda-feira, 16 de março de 2015

História da Igreja Queimada, Cerrito-RS...

  A IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA “SÃO JOÃO” localizada em Passo do Santana – Cerrito teve seu inicio na década de 1920, quando migraram de São Pedro, interior de Pelotas, para Passo do Santana quatro filhos do Sr. August W. Gowert. Eram eles os irmãos Frederico, Carlos, Adolfo e Gustavo que com Pedro Munsberg, Luiz Hepp, João Vellar e Adolfo Gowert Sobrinho, fundaram no dia 04 de Janeiro de 1925, com oito famílias, à congregação “São João” de Passo do Santana, (no primeiro domingo de janeiro de 1925). Desde 1922 a 1925 eles formavam um ponto de pregação que era atendido regularmente pela congregação de São Pedro, Morro Redondo pelo pastor John Beck missionário vindo da igreja-mãe dos Estados Unidos. Que regressou à sua pátria no ano de 1925. Os cultos e estudos bíblicos eram realizados na casa do senhor Pedro Gowert. Foi seu sucessor o Rev. Evaldo Elicker.

 A congregação foi profundamente atingida com a revolução de 1923. Vários dos fundadores, tiveram seus animais roubados pelos revolucionários, privando os mesmos de seus meios de subsistência. Os fundadores da Congregação “São João” eram cristãos fiéis e dedicados. Não mediam esforços, nem desconheciam qualquer sacrifício quando se tratava de fazer algo pela igreja. Conheciam a sua igreja e o valor da educação cristã. Sabendo da importância da educação dos seus filhos de imediato resolveram construir um prédio para esse fim. Tinham bem presente a afirmação bíblica: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele” Pv 22.6. Certamente foi nesse sentido que o Sr. Frederico Gowert doou seis (6) hectares de terra para servir de propriedade da Congregação.

 O pensamento principal dos fundadores foi de que: Precisariam primeiro construir um prédio que serviria de local para a escola e de cultos, e isto aconteceu em 1929 quando foi construído um prédio que servia de casa pastoral e escola e ao mesmo tempo servia para local de culto. No ano de 1940 foi construída a igreja, naquele ano o Sr. Herbert Koanig era o pastor local.

 Durante a 2ª. Guerra Mundial a igreja foi queimada. O chefe dos incendiários era um farmacêutico residente na Vila Freire, localidade próxima a Passo do Santana. No dia 23 de Agosto de 1942, o Sr. Pedro Munsberg tinha ido de carroça para a localidade de Passo do Vieira. Repentinamente, viu-se cercado por um grupo de desordeiros que prenderam-no e o levaram de volta para Passo do Santana, onde já estava presa a sua esposa em frente da igreja. Obrigaram-no, junto com sua esposa, a assistir a destruição por incêndio da sua igreja construída há apenas dois anos. Depois levaram-no preso à Pelotas onde foi encontrado morto numa cela do quartel do exército.

 Os membros da Congregação ficaram todos traumatizados. Naquele ano deixaram de plantar e cultivar as suas terras. Diziam, não adianta porque todos vamos ser mortos. Da igreja diz: “Ficaram só as paredes e a torre. O teto e as telhas caíram. O altar tiraram, antes de colocar fogo, porque diziam que este eles não poderiam queimar porque era de Deus. Tudo o que era de madeira ficou reduzido a cinzas. Na torre eles fizeram buracos e os carregaram com dinamite, mas como as paredes estavam molhadas a dinamite não explodiu.

 Depois da queima da igreja não houve interrupção dos cultos. A reconstrução da igreja foi iniciada, no principio de fevereiro de 1948, pelo mesmo construtor que a construiu, o Sr. Pierobom. O pastor deste ano era o Sr. Emílio Kriesser. A igreja foi reconstruída e aqui está como símbolo de fé e de esperança. Sua torre, alta e bela aponta para o céu, e com o repicar dos seus sinos, lembra a todos que as portas do inferno jamais poderão prevalecer contra a Igreja de nosso Senhor Jesus.

 Hoje em toda a Região Sul, a localidade de Passo do Santana é conhecida como “Igreja Queimada”. Ela constitui um símbolo que fala alto. Também mostra o que um grupo de desvairados pode fazer com seu vandalismo. Por outro lado, a reconstrução da igreja revela a fé e a esperança no futuro.

Comunidade Evangélica Luterana "São João" - IELB
Fonte: http://igrejaqueimada.blogspot.com.br/2011/06/historia-da-igreja-queimada.html 

2 comentários: