quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Reflexão: COMUNIDADE...

 A Palavra de Deus precisa ser ouvida, lida e praticada por cada pessoa individualmente e em particular. Mas, ao mesmo tempo, a Palavra precisa ser ouvida e praticada pela comunidade toda, reunida. É bom o que o salmista expressa, quando diz: “Como é bom e agradável que o povo de Deus viva unido como se eles fossem irmãos... Pois é em sião que o Deus Eterno dá a sua bênção, a vida para sempre” ( Salmo 133.1,3b ).

 Ás vezes, pessoas dizem que não precisam ir à igreja, que fazem sua oração em casa, sozinhas, e que isso é suficiente. Será verdade? Será que elas não viciam no seu jeito de fazer oração e ler a Bíblia? Será que não correm o risco de se tornarem cristãos egoístas, sacrificando, dessa forma, uma das características da fé cristã, a comunhão? Isso é um lado. Mas há ainda outros questionamentos que podem ser feitos: Será que a nossa fé resiste à solidão? Por quanto tempo conseguimos manter esta chama acesa, sozinhos? Uma brasa isolada no braseiro apaga. Assim, ela não transmite calor, mas também não recebe calor de outras brasas. Torna-se um carvão apagado e frio. Isso é mais um aspecto: se alguém não se reúne com a comunidade, outras pessoas ficam privadas de seu testemunho de fé e de seu exemplo. No culto, buscamos a comunhão, através da Palavra e do Sacramento junto à comunidade. Buscamos comunhão, mas também oferecemos comunhão. As duas coisas acontecem. Uma é tão importante como a outra.

 Dia do Senhor é oportunidade de reunir a comunidade sob a Palavra de Deus e ao redor da mesa da Santa Ceia. Não é possível ser cristão sozinho. Vamos experimentar comunidade no culto!

Oração

Obrigado, Senhor, que tu nos dás uma Igreja, uma comunhão dos santos, para que ela nos acompanhe, carregue, anime e que, através dela, nós podemos acompanhar e carregar outras pessoas. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário