domingo, 5 de julho de 2015

Igreja em São Lourenço do Sul é reinaugurada...

   Um dos mais antigos e tradicionais templos religiosos de São Lourenço do Sul será reinaugurado neste final de semana, após meses de obras. A Igreja de Jesus, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), no Centro da cidade, passou por restauração e algumas modificações no ano em que completa 80 anos de fundação. A reinauguração terá show da Orquestra de Sopros formada por membros da Igreja de Porto Alegre e Ivoti, às 16h deste sábado (27). No domingo (28), às 15h, haverá culto festivo seguido de café colonial que será servido no salão da comunidade.
 As obras no prédio inaugurado em outubro de 1935 começaram em fevereiro deste ano. A principal motivação para a reforma foi uma infestação de morcegos no sótão da igreja. Com autorização e apoio do Ibama, os cerca de 2,5 mil morcegos foram liberados aos poucos. “Além disso, a igreja tinha alguns problemas, era preciso fazer uma restauração. O chute inicial foi por causa dos morcegos, mas juntaram-se vários fatores”, explica Antônio Norberto Cardoso, vice-presidente da comunidade.
 A igreja recebeu um novo telhado, totalmente reestruturado. Além do novo madeiramento, as telhas receberam limpeza e pintura e a forração também foi renovada. A ideia inicial era manter o forro exatamente igual, mas algumas manchas acabaram oportunizando modificações que agradaram. Ramas de parreira de uva e a rosa de Lutero foram pintadas no forro pelo artista lourenciano Zil. “Nossa igreja está linda”, comenta Ivanir Eichcholz.
 A Rosa de Lutero foi escolhida já para representar os 500 anos da Reforma Protestante e os ramos de uva representando a comunidade ligada a Jesus Cristo. Também foram pintadas as letras A (Alfa) e W (ômega), primeira e última do alfabeto grego. “Conforme a Bíblia, Jesus é o princípio e o fim”, explica o pastor Artur Pesser.
 Toda a fiação elétrica foi renovada, novas luminárias e mais um ar condicionado foram instalados e todo o templo, na área interna e externa, foi pintado. O piso foi trocado e os bancos restaurados. A principal modificação foi a retirada do púlpito que há décadas não era utilizado nas celebrações, abrindo assim mais espaço aos fiéis e também no altar. Houve também um cuidado especial com os vitrais que foram retirados por uma empresa especializada no trabalho, de Canoas. “Os vitrais nunca tinham recebido qualquer reparo. Há quem diga que eles vieram da Alemanha, mas não temos certeza disso”, comenta o vice-presidente da Comunidade, destacando que este foi um ponto que recebeu especial atenção nas obras e que agora os vitrais estão como novos.
 Satisfeita com o resultado do grande investimento, a presidente da Comunidade, Dulce Holz, avalia que a igreja está muito bonita, com as características originais, como na fachada, fiel a original, inclusive na cor. “Os vitrais estão lindos, restaurados para que mantivéssemos as características originais, foi um cuidado especial, uma decisão de coragem”, diz a presidente, convidando a comunidade a conferir o templo restaurado: “As pessoas tem que ver, a igreja está linda por dentro e por fora, só vendo para ter uma ideia”.

Fonte: Jornal Tradição Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário