quarta-feira, 29 de maio de 2019

CARL WILHELM G. MAHLER ...

   CARL WILHELM G. MAHLER nasceu em 16 de novembro de 1870 em Polkwitz, Silésia (Alemanha). Iniciou seus estudos teológicos em Kraschnitz, Silésia e em Kropp, Schleswig, entre 1885 e 1890. Emigrou para os EUA, onde formou-se em teologia pelo Concordia Seminary de Saint Louis em 1893. Em 1894 casou-se com Louise Cattenhusen. Trabalhou em Nebraska, EUA até o final do ano de 1900, quando recebeu e aceitou chamado para ser Diretor de Missões para a América do Sul. Com trinta anos de idade, junto com a sua esposa e quatro filhos, partiu de Nova Iorque em 20 de fevereiro de 1901, chegando ao Rio Grande do Sul quatro semanas mais tarde. 
   Foi instalado solenemente como primeiro pastor chamado e residente na primeira congregação do Sínodo de Missouri na América do Sul em 31 de março de 1901 na colônia São Pedro, hoje Morro Redondo-RS. Instalação oficiada pelo seu colega pastor Broders. “Broders colocara a semente; cabia agora a Mahler fazer crescer a planta.” Mahler iniciou o trabalho fortalecendo doutrinariamente as famílias da congregação, buscando ao mesmo tendo expandir o trabalho com a fundação de novas congregações. Deu especial atenção ao ensino confirmatório, introduzindo o catecismo Menor de Lutero. Deu forte ênfase ao estudo da Sagrada Escritura. Fez severas críticas ao ensino confirmatório dos “pseudo-pastores”. Tinha grande esperança de conquistar as “comunidades livres” o que acabou não acontecendo. Mahler realizou viagens pelo RGS com o objetivo de buscar congregações carentes de atendimento pastoral. 
   Em uma destas viagens conheceu o pastor Brutschin em NH. Mahler deixou o pastor Reinhold Mueller cuidando da congregação de São Pedro e partiu para iniciar o trabalho missionário em Porto Alegre, chegando em 29 de setembro de 1902. Alugou um local no bairro Navegantes e iniciou uma escola, inicialmente com nove alunos. Neste local realizou cultos e posteriormente foi fundada uma congregação sendo pastores Mahler e Henry Klein, sendo hoje a Comunidade Cristo de POA. Mahler foi o primeiro missionário do Sínodo de Missouri residente no Brasil, seu primeiro diretor missionário, primeiro presidente da IELB (1904-1910) e primeiro redator do Kirchenblatt, sendo o principal redator do periódico, por longos anos defensor de incontáveis acusações feitas aos missionários missurianos em jornais locais e em jornais evangélicos. Mahler sugeriu que a sede da igreja deveria ser em POA devido as facilidades de comunicação com o restante do país e do mundo. Foi o primeiro diretor do Seminário Concórdia após a sua reabertura em 1907, na capital gaúcha. Permaneceu no Brasil até 1914, quando por motivos de doença na família, se viu obrigado a retornar aos EUA, onde continuou seu pastorado. Faleceu no dia 22 de janeiro de 1966, aos 97 anos. À essa liderança exercida pelo pastor Mahler nos treze anos e meio de sua gestão pastoral no RGS, deve-se a efetiva implantação do luteranismo confessional na América do Sul.

Bibliografia consultada:

Comunidade Evangélica Luterana Cristo (1902-2002): 100 anos. Canoas: Ed. ULBRA, 2002.
REHFELDT, Mário L. Um grão de mostarda: a história da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Volume 1. Porto Alegre: Concórdia, 2003.
STEYER. Walter O. Os Imigrantes Alemães no Rio grande do Sul e o Luteranismo. Porto Alegre: Singulart, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário