Esta é a primeira congregação da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. A Congregação Evangélica Luterana "São João" na colônia São Pedro no município de Morro Redondo-RS.
Um pouco da história…
Em janeiro de 1900, o Pastor Christian Broders aceitou o desafio proposto pelo Conselho para Missões Internas do Sínodo de Missouri/EUA para desenvolver o trabalho missionário no Brasil. Em março de 1900, quando chegou em Novo Hamburgo, sua intenção era iniciar um trabalho entre os imigrantes alemães que moravam no Rio Grande do Sul. Porém, se decepcionou com a indiferença de algumas comunidades para com a Igreja. Mas como uma última tentativa viajou para Pelotas, onde encontrou um homem que tinha vindo de uma pequena localidade denominada São Pedro, que lhe falou da carência espiritual desta comunidade. Então, ali Broders percebeu a possibilidade de um trabalho frutífero...
O Encontro com a Comunidade:
O pastor Broders foi levado até a casa do Sr. August Gowert, que era conhecido pela sua inteligência e grande conhecimento da Bíblia.
O missionário foi “testado” por Gowert, que percebeu seriedade em seu trabalho doutrinário. Assim, as famílias foram convocadas para organizar a primeira congregação. Em 1º de julho de 1900 foi criada a congregação que contava com 17 famílias. Em 26 de agosto de 1900 foi concluída a construção do primeiro templo. No mesmo ano foi organizada a escola paroquial, que em outubro tinha 22 alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário