O que representa melhor o amor de Cristo no Luteranismo? A resposta de muitos pode ser: “O amor de Cristo no luteranismo é representado pela cruz vazia…” Não há nada errado nisso, mas o “vazia” não é um símbolo Luterano em contraste com o crucifixo. Aliás, o crucifixo é já há muito tempo usado no luteranismo.
O Crucifixo não é um símbolo da Igreja Católica? A cruz vazia não seria um símbolo melhor para o luteranismo. Como a Igreja Luterana sente-se a cerca de usar o crucifixo na Igreja? (Crucifixo é uma cruz com a imagem de Cristo)
Um erro comum entre alguns luteranos é a opinião que o crucifixo, ou o uso do crucifixo é uma prática exclusiva católica. A história do Luteranismo mostra que o crucifixo era algo regular e usado com frequência nos cultos luteranos e na vida devocional na época de Lutero e durante o período da Ortodoxia Luterana. O crucifixo não é uma exclusividade da Igreja Católica Romana. Muitos luteranos e congregações luteranas usam crucifixos.
O luteranismo sempre considerou o crucifixo como uma forma de lembrar o sacrifício que Jesus Cristo fez por nós e pela nossa salvação, na cruz do calvário. O crucifixo traz-nos a memória as palavras do apóstolo Paulo: “Nós pregamos o Cristo Crucificado”. ( 1Co 1.23)
Embora não haja nada de “errado” com a cruz vazia, a prática de usa-la nos altares das congregações luteranas vem de fontes não-luteranas. Na época da reforma, existia um conflito entre Luteranos e Cristãos Reformados, sobre o papel que pinturas, quadros, estátuas e afins desempenhavam na Igreja. Luteranos permaneceram firmes com os cristãos históricos de que o uso de tal arte na Igreja não era errado, e era de grande ajuda para manter o foco das verdades da Palavra de Deus, e não há verdade maior do que a morte de Jesus Cristo, nosso Senhor, para a salvação da humanidade.
A “cruz vazia” não é um símbolo da ressurreição de Cristo, como muitos dizem, pois a cruz estaria vazia da mesma forma, mesmo se Cristo não tivesse ressuscitado. O que devemos tem em mente aqui é que ambos, a “cruz vazia” e o crucifixo, simbolizam a mesma coisa: a morte de Cristo, nosso Senhor pela nossa salvação e pela salvação do mundo. Muitos tem o sentimento de que o crucifixo simboliza essa verdade com mais clareza. Essa tem sido a opinião tradicional do luteranismo histórico.
Alguns luteranos começaram a tirar crucifixos durante o período do Pietismo Luterano, que rejeitou muito da doutrina luterana e consequentemente, muitas práticas de culto luteranas. Naquele tempo, pietistas luteranos, ao contrário da posição clara de Lutero e dos primeiros luteranos, afirmavam que símbolos como os crucifixo eram errados. Esta nunca foi a visão do luteranismo histórico. Em alguns países, os luteranos sentiram-se pressionados a “encaixar-se” no meio dos cristãos reformados. Isso significa para alguns luteranos, livrar-se de coisas como os crucifixos, vestimentas e outras coisas tradicionais da liturgia luterana. É triste quando alguns luteranos são levados a sentirem-se mal a respeito do seu luteranismo por membros de igrejas que ensinam de forma errada a Palavra de Deus e que não compartilham a confissão e prática clara da verdade e da palavra de Deus.
O luteranismo sempre reconheceu que o uso de qualquer símbolo (mesmo a cruz vazia) pode transformar-se em idolatria, se de alguma forma, as pessoas são levadas a crer no “poder da cruz”, ou que a pintura ou representação de uma cruz tem o poder, de por si só, levar-nos a ter um relacionamento com Cristo e com Seu Evangelho. Qualquer uma das oferendas de Deus ao seu povo, podem ser transformados em algo mau e idólatra.
Luteranos nunca acreditaram que banir ou limitar arte sacra nas Igrejas é a forma mais correta de prevenir o seu mau uso. Mas, acreditamos que o ensino certo e o seu uso correto é a melhor forma de usa-la. E desta forma, manter a liberdade que temos em Cristo em usar todas as coisas para glória e honra de Deus. Desta forma, muitos luteranos usam e gostam de crucifixos como um lembrete de como Cristo sofreu e morreu.
Usar o crucifixo, a cruz vazia ou qualquer outro símbolo na Igreja não é contrário a Palavra de Deus ou às confissões Luteranas. Por esses símbolos somos lembrados das grandes coisas que Deus fez por nós. Precisamos cuidar para não rapidamente livrar-nos de todos os símbolos pensando que são de uso exclusivo da Igreja católica. Antes, aprender a usar de forma correta e como foram usados na história de nossa Igreja.
Na liberdade cristã, nós usamos ambos, o crucifixo e a cruz vazia e não deveríamos julgar ou condenar os outros por usar ou não usar este símbolo do sacrifício de nosso senhor pelos nossos pecados.
“O costume de segurar um crucifixo ante uma pessoa que está a morrer, manteve muitos em sua fé cristã e fez com que eles morressem na fé no Cristo crucificado.” (Sermões sobre o evavgelho de João, capítulos 1-4, 1539 – Obras de Lutero, Volume XXII, 147)
“Era uma boa prática a de segurar um crucifixo de madeira em frente aos olhos de uma pessoa que estava a morrer, ou de coloca-lo em suas mãos. Isto trouxe o sofrimento e a morte de Cristo à mente das pessoas e confortava o moribundo. Mas os outros, que se fiavam em suas boas obras, foram afastados de Cristo.” (Sermões sobre o evangelho de João, capítulos 6-8, 1532 – Obras de Lutero, Volume XXIII, 360)
Quando ouço falar de Cristo, a imagem de um homem pendurado numa cruz materializa-se em meu coração., assim como a minha imagem naturalmente aparece na água, quando olho para dentro de uma poça d’agua. Se não é pecado, mas é bom, ter uma imagem de Cristo em meu coração, por que haveria de ser te-la em meus olhos? (Contra os santos profetas, 1525 – Obras de Lutero, volume 40, 99-100)
IMAGENS E ESTÁTUAS DE SANTOS
Onde quer que imagens ou estátuas são feitas sem idolatria, então, tal não é pecado. (Contra os santos profetas, 1525 – Obras de Lutero, volume 40, 86-88)
Mas imagens para memória e testemunho, como crucifixos e imagens de santos são tolerados…e não só devem ser tolerados, mas para o bem da memória e testemunho, devem ser honrados. (Contra os santos profetas, 1525 – Obras de Lutero, volume 40, 91)
SINAL DA CRUZ
Oração da manhã
Pela manhã, quando acordares, faça o sinal da cruz e diga: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém….
De noite, quando for dormir, faça o sinal da cruz e diga: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém… (Catecismo Menor, 1529: Como o pai de família deve instruir a sua família a orar)
Paul T. McCain
Tradução e adaptação: Rev. Genivaldo Agner
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