ALBA
È uma veste branca, podendo ser acinturada ou não, com mangas estreitas ou mais largas. Por ser branca, simboliza a pureza da nova vida e o "manto da justiça" que recebemos de cristo. Existem diferentes modelos: um é fechado na frente, mas tem uma pequena abertura com zíper, ou botões, possibilitando vesti-la pela cabeça; outro modelo é o trespassado, ou seja, os dois lados podem ser fechados no ombro com velcro ou botões de pressão. A alba sempre é usada com cíngulo ou cordão na cintura.
CÍNGULO
É uma faixa de 8 a 10 cm de largura que prende a alba na altura da cintura, e pode ser na cor dos paramentos. No lugar do cíngulo, pode-se usar uma corda branca.
ESTOLA
é uma faixa vertical, usada sobre o pescoço, que desce em duas partes sobre o peito e vai até abaixo do joelho. Ela lembra que o ministro está sob as ordens de Cristo e a serviço dele. ultimamente, algo semelhante à estola tem sido usado por confirmandos no dia da Confirmação. Lembrando, porém, que ela é um símbolo da ordenação, só ministros ordenados podem usá-la. O ideal é que se tenha uma para cada cor litúrgica. Existem também estolas multicoloridas que atendem a todos os períodos do Ano da Igreja. Estas, porém, têm pecado pelo excesso de cores e se tornando chamativas, destoando as demais vestes.
O uso da Alba nas igrejas luteranas:
IECLB
O uso é atribuído à todos os ministros e ministras, utilizando alba e estola, sem cíngulo. Os estagiários usam somente a alba da cor branca ou marfim.
IELB
O uso é atribuído à todos os pastores, utilizando alba, estola e cíngulo ou corda. Os estagiários usam a alba branca com corda na cintura.
Fonte:
MANSK, Erli. A linguagem dos símbolos no culto cristão. Porto Alegre: IECLB, 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário