Este é um exemplar do "Livro de Orações Fortes" (em alemão: Das Buch mit den starken Gebeten). Este exemplar estava para doação no seminário e acabei pegando sem saber do que se tratava. É um livro de orações escrito pelo pastor Johann Friedrich Starck que nasceu em 10/10/1680 e foi pastor em Frankfurt no Meno. Starck é o nome do pastor que escreveu o livro de orações. Starck, que em alemão significa forte, deu origem ao termo: orações ou rezas fortes. O livro passou a ser usado por benzedores, que pouco entendiam do conteúdo. Esse Livro de orações chegou ao Brasil com alguns imigrantes que o usavam em suas devoções diárias e em ocasiões especiais. Consta no título que ele deve ser usado diariamente em dias bons e maus. Ele contém textos de animação e encorajamento, orações e hinos para pessoas saudáveis, depressivas, e doentes. Contém palavras especiais, lamentos e orações para serem falados junto aos moribundos. Também contém devocionais para ocasiões festivas e situações especiais.
Esse livro foi muito usado durante quase trezentos anos, teve muitas edições e foi muito útil para os nossos antepassados, tanto na Alemanha como aqui no Brasil, principalmente no início da imigração alemã, quando não havia assistência espiritual suficiente. As orações são sóbrias e profundas, oferecem consolo e encorajamento nas mais diferentes situações da vida.
Infelizmente, esse livro foi totalmente deturpado em seu uso, tanto aqui como na Alemanha do século XIX. Mas vale destacar a sua importância histórica.
Referências:
Weingärtner, Nelso. Mundo da Superstição: orientação para a vida de fé. São Leopoldo: Sinodal, 2014.
Foto: Juliano Timm - Acervo Particular
Nenhum comentário:
Postar um comentário