terça-feira, 28 de abril de 2015

Catedrais Luteranas - Parte 2 - Berliner Dom (Catedral de Berlim)...



 A bela e imponente Berliner Dom ou Catedral de Berlim é sem dúvidas uma das construções mais fotografadas de Berlim. Não é de se admirar, pois com suas cúpulas marcantes e seus monumentais 114 metros de comprimento e 116 metros de altura, a catedral destaca-se na paisagem. A Catedral de Berlim localiza-se às margens do rio Spree, na Ilha dos Museus.
 A Berliner Dom, a maior e mais importante igreja protestante de Berlim, foi construída entre 1894 e 1905, mas a sua história se inicia muito antes. A história da catedral de Berlim se inicia em 1465 quando a Capela St. Erasmus, pertencente ao recém-construído palácio real de Cölln, foi elevada ao status de igreja colegiada ou “Domkirche” que era o termo usado na época para designar este tipo de igreja. Em 1535, o príncipe-eleitor Joachim II começou a remodelar o prédio que abrigava a igreja Dominicana e que ficava ao sul do palácio, para ser a igreja da corte, movendo assim a “Domkirche” para este endereço. Com a conversão de Joachim II ao Protestantismo, a até então igreja católica foi transformada em protestante luterana. Como o prédio da igreja já estava bem degradado, Friedrich II ordenou em 1747 que um novo prédio fosse construído. Assim, baseada no projeto arquitetônico de Johann Boumann, foi construída entre 1747 e 1750 uma nova catedral em estilo barroco no local que hoje se encontra a Berliner Dom. Cerca de 70 anos mais tarde, para celebrar a união das comunidades luteranas da Prússia, a catedral foi remodelada por dentro e por fora em estilo neoclássico pelo arquiteto Karl Friedrich Schinkel. Anos mais tarde, a família real achou que esta catedral era muito modesta e não representava bem a monarquia. Sob ordens do rei Friedrich Wilhelm IV, foi decidido então que uma catedral mais imponente deveria ser construída. Assim a antiga catedral foi demolida e a construção da atual Berliner Dom se iniciou em 1894, sendo finalmente inaugurada em 27 de fevereiro de 1905. Projetada por Julius Raschdorff em estilo barroco com influência do renascimento italiano, a catedral com suas dimensões monumentais de 114 metros de comprimento, 73 metros de largura e 116 metros de altura acabou sendo comparada e considerada um contrapeso protestante para a Basílica de São Pedro no Vaticano.
                                                         Interior da Catedral de Berlim

 Na Segunda Guerra Mundial, durante um ataque aéreo, a cúpula da catedral foi atingida por uma bomba de líquidos inflamáveis. Devido ao difícil acesso, o fogo não pode ser controlado e toda a cúpula foi destruída. Partes da cúpula em chamas desabaram, alastrando assim o fogo pela catedral. Em 1953 um telhado temporário foi construído para cobrir a catedral e proteger o que restou do seu interior. Ficando em Berlim Oriental depois da divisão da cidade, a catedral só começou a ser reconstruída pelo governo da Alemanha Oriental em 1975 com a ajuda financeira da Igreja Protestante e da Alemanha Ocidental. Durante os trabalhos de reconstrução, o desenho original da catedral foi um pouco alterado, sendo o salão do memorial que ficava na asa norte demolido e a cúpula simplificada. A reconstrução da fachada ficou pronta em 1983 e no ano seguinte iniciaram-se os trabalhos de restauração do interior, sendo a catedral reaberta solenemente em 06 de junho de 1993.
 
                                            Cúpula por dentro da Catedral de Berlim

A Berliner Dom pode ser visitada e sem dúvidas vale muito a pena, pois a catedral também é majestosa e belíssima por dentro, sendo ricamente decorada com relevos que ilustram histórias do Novo Testamento e importantes figuras da Reforma Protestante. Em seu interior encontra-se o maior órgão de tubos da Alemanha, tendo mais de 7.200 tubos, simplesmente uma obra de arte construída por Wilhelm Sauer. A catedral também abriga a cripta da família Hohenzollern contendo mais de noventa tumbas e sarcófagos, incluindo as do rei Friedrich I e da rainha Sophie Charlotte, que são ricamente trabalhadas. A cúpula da catedral também pode ser acessada e os visitantes que subirem os 270 degraus serão recompensados com a vista deslumbrante que se tem de lá de cima.


  A entrada principal da Catedral de Berlim fica de frente para a Lustgarten, uma praça cercada de árvores e com uma fonte no meio, que é rodeada por um gramado, onde as pessoas aproveitam para relaxar nos dias ensolarados. Muitas vezes também acontecem eventos ali. Na outra margem do rio Spree, também é super agradável. Há diversos restaurantes e cafés, onde você pode sentar, degustar alguma coisa e descansar dos passeios enquanto desfruta a bela vista da Berliner Dom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário