sábado, 28 de fevereiro de 2015

Pastor ALEXANDER LEOPOLD VOSS

Pastor Alexander Leopold Voss

Nasceu em Leipzig/Alemanha a 21.04.1845

Atuou como obreiro não ordenado em Comunidades luteranas livres do interior de São Lourenço do Sul-RS

Nos últimos anos de vida filiou-se ao Sínodo Sul-riograndense.

Em 1879 foi um dos fundadores da Comunidade Evangélica de Quevedos I (Foto)

Em 1892 editou o primeiro jornal "Der Bote von São Lourenço".

Faleceu a 31.03.1903

Sepultado no cemitério da Comunidade Evangélica
Martim Lutero de Santana, São Lourenço do Sul.




Comunidade Evangélica "São Mateus" - Quevedos I - IECLB

Comunidades Luteranas da cidade de Cristal...

Comunidade Evangélica de Confissão Luterana "Redentor" (IECLB)
Fundada em 03 de fevereiro de 1963

Comunidade Evangélica Luterana Independente "Cristo Salvador" (CL)
Fundada em 18 de novembro de 1989

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Comunidades Luteranas da cidade de Morro Redondo...

Comunidade Evangélica de Confissão Luterana "Advento" (IECLB)


Comunidade Evangélica Luterana Independente "São Marcos" (IELI)

Comunidade Evangélica Luterana "Cristo" (IELB)

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Projeto busca traduzir a Bíblia para o Pomerano...

Grupo de tradutores se reúne há dois anos e conta com o apoio de descendentes de imigrantes para superar o desafio

  A localidade de Bom Jesus, no interior de São Lourenço do Sul, é o local de encontro de quatro descendentes de pomeranos que trabalham desde 2012 em um projeto inédito. Além de terem a mesma origem histórica, dois teólogos, um professor aposentado e um comerciante têm em comum um desafio que já provoca encantamento entre as comunidades da região. O grupo formado por Arnildo Münchow, Hilbert Wendler, Milton Vorpagel e Renato Blank (foto) se reúne semanalmente há dois anos para traduzir uma parte da Bíblia do Português para o Pomerano. A iniciativa faz parte de um projeto chamado “Jesus”, e que prevê num próximo estágio a dublagem de uma produção do final da década de 70, considerada uma das versões cinematográficas mais fieis às Escrituras Sagradas.

 Traduzido para aproximadamente 1,2 mil línguas, o filme Jesus completa 35 anos em 2014 e caminha para sua primeira versão dublada em pomerano.

 Um dos integrantes do grupo de tradutores é o pastor Arnildo Münchow (40). Natural de Camaquã, ele concluiu os cursos de Teologia e Jornalismo pela ULBRA. Depois passou a residir em Canguçu, onde atende comunidades da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). Segundo o teólogo, a iniciativa não está ligada diretamente a uma igreja, mas à Cultura Pomerana de forma mais ampla. Ele explica que devido às suas origens, o trabalho acabou ganhando também um significado pessoal.

– O projeto tem contribuído no resgate de minha própria origem, da língua na qual minha mãe e meu pai falavam com a gente lá em casa. Colocar o texto na língua materna de tantas outras famílias, que ainda têm no pomerano sua base de comunicação, é como entrar na cozinha da casa delas, sentar ao lado do fogão, e contar sobre o amor de Deus a elas – conclui.

 O pastor explica que a tradução representa um desafio ainda maior devido a não existência de material normativo da escrita pomerana.

– O que se tem até hoje, tanto aqui no Rio Grande do Sul como no Espírito Santo, são tentativas de escrita – avalia.

 Diante da dificuldade, o grupo precisou elaborar, a partir de algumas regras da fonética, uma forma de escrita que se dispõe a usar as letras conforme o som próprio de cada uma delas.

– Isto representa desafios consideráveis, no sentido de que muitas palavras variam, em termos de pronúncia e sonoridade, de uma região para outra. Existem palavras muito parecidas no som da pronúncia mas que, no significado, são bem diferentes – afirma.

 Até agora já foram reproduzidos pequenos textos, reflexões e historinhas bíblicas. A tarefa se torna mais difícil em relação ao Evangelho de Lucas (trecho da Bíblia usado na adaptação para o filme Jesus), pois nem todos os termos têm uma tradução direta para o Pomerano. Münchow explica que o trabalho exige tempo, paciência, persistência e muita conversa com os falantes pomeranos. Mas, segundo ele, um dos principais fatores para o êxito é manter a humildade diante da tarefa.

– Não se pode pensar que ‘eu é que sei e vai ser do meu jeito’. É um trabalho em equipe – explica o teólogo, que considera fundamental o apoio recebido da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). A entidade oferece estrutura e o acompanhamento permanente de um consultor de traduções, especialista no texto bíblico.

 Cada etapa é traduzida com o auxílio de um programa especial para computadores. Nas reuniões, que ocorrem às quartas-feiras, os integrantes discutem os termos e possíveis adequações. Eles estão no Capítulo 12 do e pretendem, até o final do ano, concluir a tradução. Enquanto avançam, os integrantes propõem uma leitura do trecho traduzido para verificar se outros pomeranos conseguem entender o texto. Segundo a avaliação do grupo, o trabalho já rendeu bons frutos na região.

– De início a maioria acha difícil a leitura, mas a partir do segundo ou terceiro parágrafo, já passam a ler o texto de forma plenamente compreensível pelos que ouvem – relata o pastor.

 Münchow recorda que durante a inauguração do Museu Pomerano, em São Lourenço do Sul, encontrou várias pessoas que chegavam a se emocionar lendo ou ouvindo a leitura da Bíblia na chamada língua do coração.

– O combustível do projeto é, principalmente, o grande número de pessoas idosas, que certamente terão uma compreensão muito melhor da palavra de Deus se for-lhes oferecido o texto em Pomerano – finaliza.

Primeira congregação da IELB no Brasil...

Esta é a primeira congregação da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. A Congregação Evangélica Luterana "São João" na colônia São Pedro no município de Morro Redondo-RS.


Um pouco da história…

  Em janeiro de 1900, o Pastor Christian Broders aceitou o desafio proposto pelo Conselho para Missões Internas do Sínodo de Missouri/EUA para desenvolver o trabalho missionário no Brasil. Em março de 1900, quando chegou em Novo Hamburgo, sua intenção era iniciar um trabalho entre os imigrantes alemães que moravam no Rio Grande do Sul. Porém, se decepcionou com a indiferença de algumas comunidades para com a Igreja. Mas como uma última tentativa viajou para Pelotas, onde encontrou um homem que tinha vindo de uma pequena localidade denominada São Pedro, que lhe falou da carência espiritual desta comunidade. Então, ali Broders percebeu a possibilidade de um trabalho frutífero...

O Encontro com a Comunidade:
 O pastor Broders foi levado até a casa do Sr. August Gowert, que era conhecido pela sua inteligência e grande conhecimento da Bíblia. 
 O missionário foi “testado” por Gowert, que percebeu seriedade em seu trabalho doutrinário. Assim, as famílias foram convocadas para organizar a primeira congregação. Em 1º de julho de 1900 foi criada a congregação que contava com 17 famílias. Em 26 de agosto de 1900 foi concluída a construção do primeiro templo. No mesmo ano foi organizada a escola paroquial, que em outubro tinha 22 alunos.




domingo, 22 de fevereiro de 2015

Monumento em Canguçu...

Monumento inaugurado no dia 31.10.2004, localizado na praça
Dr. Francisco Carlos dos Santos, em Canguçu RS, marcando a presença
das três igrejas luteranas no município:
IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil 
IELI - Igreja Evangélica Luterana Independente.

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Comunidades Luteranas da localidade de Pantanoso - Canguçu...

Comunidade Evangélica Luterana São Mateus (IELB)


Harmônio da CEL São Mateus 


Comunidade Evangélica Luterana Independente Santa Maria (IELI) 



Algumas comunidades luteranas do interior de São Lourenço do Sul...

Comunidade Evangélica Luterana Independente São Lucas - Sesmaria (CL)
Fundada em 1872

Comunidade Evangélica Luterana São Marcos - Harmonia (IELB)

Comunidade Evangélica Luterana Independente São Mateus - Harmonia (CL)

Comunidade Evangélica Luterana Independente São Pedro - Harmonia I (CL)

Comunidade Evangélica de Confissão Luterana São João - Reserva (IECLB)

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

João 6.53-55 em Pomerano...

 Dit broud is mij lijw forbrooke for dij; bringt dij dat hail un giwt dij freer.Nim dij ma un eet un wen duu dat mökst,måk dat uut dank an mij. Dis tass is mij blaud uutloupe fordij; löscht uut dijn schuld un mökt dij frai. Nim dij ma un drink un wen duu dat mökst, måk dat uut dank an mij.

Tradução:
Este é meu corpo partido por ti; traz salvação e dá a paz;tome e come, e quando o fizeres, faze-o em amor por mim.Este é o meu sangue vertido por ti; traz o perdão e liberdade; toma e bebe e quando o fizeres, faze-o em amor por mim.

Der Osterbaum - A Árvore da Páscoa...

                  Der Osterbaum - A Árvore da Páscoa

  Um costume introduzido em nossa comunidade pelo Pastor Hans Hartmut W. Hachtmann foi a Árvore da Páscoa. Uma bonita tradição pascal que observamos na Sexta-feira Santa e do Domingo de Páscoa até duas semanas depois.
  Mas como isso começou? O Pr. Hachtmann me transmitiu no ano de 2001 a história deste simples mas tão significativo costume, como transcrevo agora:
  Entre os vários símbolos usados na Alemanha durante a Páscoa, está o Osterbaum - a Árvore da Páscoa. (Os símbolos têm sua origem na antiga Germânia, a região da hoje Alemanha. A língua germânica deu origem ao alemão, inglês, neerlandês e às línguas escandinavas).
  As tradições da Páscoa, como as de outras festas religiosas, têm sua continuidade na Alemanha de hoje e foram levadas a outros países pelos que emigraram.
  A árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo. No galho são colocadas cascas de ovos coloridas, que simbolizam a alegria da vida que significa a Ressurreição do Senhor. Colocamos ovos porque o ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dalí ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece. Dentro do ovo está a vida nova que surge para a luz do sol.
  A Páscoa é Vida, Ressurreição, Esperança e Alegria, apesar da Sexta-feira Santa com a crucificação de Jesus. Eu vivo, vós também vivereis, é a sua mensagem gloriosa. O Osterbaum é assim apenas um símbolo, pois como cristãos celebramos e adoramos o Ressurreto Senhor e Salvador Jesus Cristo.
  Gostaríamos de incentivar as famílias cristãs a também adotarem este bonito costume em seus lares, assim como já fazem com a árvore de Natal (Weihnachtsbaum). O processo é simples:

- semanas antes da Páscoa reserve cascas de ovos que devem ter apenas um furo pequeno, pelo qual se retirou o ovo. Lave-as e deixe-as secar de cabeça (furo) para baixo.

- pinte as cascas com tinta plástica ou tinta de papel crepom. Você também pode desenhar e pintar símbolos religiosos alusivos à Paixão de Cristo.

- recorte tiras finas e também pequenos círculos de papel branco; tampe o furo colando por cima os círculos e das tiras faça alças que também serão coladas na parte superior dos ovos. Você também pode envernizar os ovos depois de pintados.

- na Sexta-feira Santa coloque em um vaso um galho totalmente seco, sem nenhuma folha, deixando-o exposto em local visível na casa e finalmente no Domingo de Páscoa, ao levantar, ornamente-o pendurando os ovos.

- a árvore da Páscoa (Osterbaum) pode ser retirada a partir do segundo Domingo após a Páscoa.

Porque Cristo morreu e tornou a viver para ser Senhor tanto dos mortos como dos vivos. - Romanos 14.9
                                                                    Um grande abraço a todos e uma feliz e abençoada Páscoa!
Márcio S. da Costa. Fonte: www.luteranos.com.br 

Belos templos da IECLB em Pelotas...

Comunidade Evangélica de Confissão Luterana "São João"- Centro


Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Martim Lutero - Três Vendas

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Nome as avessas - História interessante...

Arroio do Padre é a cidade com menor percentual de católicos do Brasil
Apesar do nome, município do sul do Estado não tem padre, apenas pastor luterano.

 Alguém conhece o padre? A pergunta feita a um grupo de adolescentes de 15 anos, moradoras de Arroio do Padre, no sul do Estado, ficou sem resposta. Elas nunca viram um sacerdote da igreja católica na vida.
 Apesar do nome, é um município sem padre. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que dos 2,7 mil habitantes do município, distante 265 quilômetros da Capital, tem apenas 7,8% de católicos. É o menor índice do país. 
 A explicação estaria na origem dos moradores, a maioria descendente de imigrantes da Pomerânia e Alemanha. São os devotos da religião luterana, que, pelos cálculos do IBGE, somam 85,8% de evangélicos — índice que faz de Arroio do Padre um município de extremos, tem ao mesmo tempo a menor proporção de católicos e a maior de evangélicos de todo o Brasil. São cinco pastores para atender 12 comunidades do centro e da zona rural. 
— O nosso município deveria se chamar Córrego do Pastor, porque não temos o padre nem mais o arroio, só um filete de água — brinca o prefeito, Jaime Starke, que assim como todos os antigos gestores e atuais vereadores de Arroio do Padre seguem a religião luterana.
 Entre o padre e o pastor há uma diferença gritante (além da doutrina de cada religião): o pastor pode casar e ter filhos. Quando soube da transferência para o município do sul do Estado, o pastor Fabricio Weiss, que é de Santa Catarina, achou um tanto estranho uma cidade tipicamente luterana ter nome de padre. De lá para cá já se passaram sete anos, mas a dúvida permanece.
— Já perguntei muitas vezes por que padre se aqui não existe um. Tem gente daqui que tem 90 anos e nunca viu um padre na vida — diz o pastor.
 Nem os mais velhos, nem os mais jovens conhecem um padre. No grupo das amigas Alice Beduhn, Andressa Ratzmann e Taís Redmer, todas com 15 anos, só Gabriela Griep já viu um padre antes. E isso porque foi convidada para um casamento na cidade vizinha Pelotas.
 Além da presença do sacerdote, ela estranhou a missa dos católicos, que se ajoelham em determinados momentos e inclui a adoração a imagens de santos — o que não ocorre na luterana. 
Em Arroio do Padre existe uma única igreja católica, que fica nove quilômetros distante da sede do município, e um salão paroquial, e cerca de cem membros. É realizada apenas uma missa por mês, sempre nos segundos sábados, e o padre vem de Turuçu, uma cidade próxima. Quem são os católicos? 
— Negros e brasileiros. As pessoas que não são de origem pomerana nem alemã — conclui o coordenador da igreja, Darlan Fouchy, descendente de imigrantes franceses que nasceu no mesmo ano de fundação da igreja católica de Arroio do Padre.
Origem do nome
— Arroio do Padre teria esse nome em razão de as terras terem pertencido a um padre, no século 19;
— O padre seria na verdade um pastor luterano, que costumava se banhar em um arroio da cidade no século 19;
— Em um dia de temporal, o arroio transbordou. O padre, que na verdade era um pastor luterano, por descuido teria caído na água e morrido afogado. 

Fonte: Secretária de Educação e Cultura do município, Denise Agner, descendente de pomeranos e casada com um dos pastores de Arroio do Padre

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Algumas comunidades da cidade...

Comunidade Evangélica de Confissão Luterana "Bom Pastor" IECLB

Comunidade Evangélica Luterana "São João" - Igreja da figueira - IELB 

Algumas comunidades luteranas do 2° distrito de Canguçu...

Comunidade Evangélica Luterana Concórdia - Três Pontes - IELB

Comunidade Evangélica de Confissão Luterana "Raio de Luz" - IECLB

Comunidade Evangélica Luterana Independente "Flor" - Iguatemi - IELI

Comunidade Evangélica Luterana Independente do Posto branco - IELI

Comunidade Evangélica Luterana Independente "São João" - Herval (CL)

Comunidade Evangélica Luterana Independente "São Marcos" - Chácara do Bugre - IELI




domingo, 15 de fevereiro de 2015

Devoção...

UMA CAMINHADA BONITA
Texto bíblico: Mateus 16

 Fico pensando, quantas pessoas estão procurando um evangelho repleto de promessas de uma vida próspera, sem doenças, sem miséria, sem derrotas. O que é chamado de Teologia da Prosperidade. Como têm crescido os seguidores deste 'evangelho'. Mas uma coisa precisamos destacar: Esse não é o Evangelho de Jesus Cristo! Esse é o evangelho do ser humano marcado pelo pecado. Jesus nunca prometeu uma vida fácil a seus seguidores. Ele fala em pegar a cruz e segui-lo. A caminhada é difícil, mas ao mesmo tempo é bonita, pois é uma caminhada marcada pela presença de Cristo. 

 Lembremo-nos das palavras do teólogo Dietrich Bonhoeffer: " Em mim há trevas, mas tu és a luz; sinto-me só, mas tu não me abandonas; estou desanimado, mas em ti encontro ajuda; estou inquieto, mas em ti encontro paz; em mim há rancor, mas em ti sinto paciência; não entendo os teus caminhos, mas tu sabes por onde devo andar." 

Oremos: Senhor Deus. Por mais que a caminhada seja difícil, contamos com a tua maravilhosa proteção e sabemos que tu estás conosco. Em Nome de Jesus. Amém.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

A igreja da figueira...


Congregação Evangélica Luterana "São João" (IELB)
Conhecida como "igreja da figueira".

Imagens: Blog da congregação.

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Dinâmica entre lei e evangelho...

  A lei é aquilo que mostra o nosso pecado, que aponta nossa perdição, nossa falência total diante de Deus e nos condena à morte. Por isso ela é necessária, pois mostra que somos incapazes de salvar a nós mesmos. Nesse momento entra o evangelho. Ele é a boa notícia de que Deus proveu perdão e salvação por meio do sacrifício de Cristo na cruz. Embora condenável, o ser humano é amado por Deus, e este lhe proveu a quitação de toda culpa e pleno acolhimento em sua presença santa, antes inacessível. A tomada de consciência da condição de perdido diante de Deus, a confissão e a disposição de abandonar o pecado: tudo isso chamamos arrependimento. Assim, a lei conduz o homem a Cristo ao mostrar sua condição e sua necessidade. A graça de Deus o acolhe, perdoa, santifica, justifica, redime e, pela presença do Espírito Santo, oferece as condições de viver uma nova vida comprometida com a vontade de Deus.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Algumas Comunidades Luteranas do 3° distrito de Canguçu...

Comunidade Evangélica de Confissão Luterana "Unida em Cristo" (IECLB)


Comunidade Evangélica Luterana "Trindade" (IELB)

Comunidade Evangélica Luterana Independente "São Paulo" (IELI)

Comunidade Evangélica de Confissão Luterana "São João" (IECLB)

Oração da Manhã - Martinho Lutero

TRADUÇÃO:
 Agradeço-te meu Pai celeste, por Jesus Cristo, teu Filho amado, que me guardaste nessa noite de todo dano e perigo.
 E peço-te, queiras guardar-me também neste dia de pecados e todo o mal, para que te agradem a minha vida e tudo que faço.
 Pois confio a mim, meu corpo e minha alma, e tudo em tuas mãos.
 Teu santo anjo esteja comigo, para que o mau adversário não se apodere de mim. Amém.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Dica de leitura...

Ai vai mais uma dica de leitura:

Devocionário
Somente a fé, um ano com Lutero

Meditações de Martinho Lutero

383 páginas

Editora Ultimato

"Somente a Fé- um ano com Lutero reúne uma seleção de textos escritos por Martinho Lutero, entre 1513 e 1543, a partir de sermões, comentários e artigos devocionais do reformador."