quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

O que cremos sobre a Santa Ceia?

ESTUDO: O que cremos sobre a SANTA CEIA

“Cremos, ensinamos e confessamos que na Santa Ceia o Senhor Jesus Cristo, de acordo com sua Palavra, nos dá o seu corpo e sangue para remissão dos pecados. Os elementos materiais, pão e vinho, não se transformam em corpo e sangue. Mas por ordem e promessa de Deus, recebemos na Santa Ceia em, com e sob o pão e o vinho, o verdadeiro corpo e sangue de Cristo.1 Os que crêem, o recebem para fortalecimento de sua fé.2 Os que participam sem arrependimento e fé, recebem igualmente o verdadeiro corpo e sangue de Cristo, mas para juízo.3 A Santa Ceia é a mesa do Senhor onde recebemos conforto e consolo. Ela nos dá o perdão dos pecados e nos fortalece na esperança da ressurreição.

1. O QUE É A SANTA CEIA
– As palavras do próprio Jesus nos dizem claramente o que é a Santa Ceia: Mt 26.26-28;
– Não se entende pela razão, mas pela fé;
– a doutrina da Igreja Católica Romana – transubstanciação: pão transformado em corpo e vinho em sangue, pelas palavras do sacerdo- te. Mas: 1 Co 11.26 (ainda é pão e vinho);
– a doutrina das Igrejas reformadas (seguidoras de João Calvino): significação: pão significa corpo; etc. Mas: 1 Co 10.16.
– Quando há o corpo e sangue de Jesus com o pão e vinho? Na celebração da Ceia (no comer e beber): “Tomai, comei … bebei” (Mt 26.26s)
– isto não depende da fé do participante (ou do celebrante), mas da promessa de Cristo!

2. PROVEITO DA SANTA CEIA
– O corpo e sangue de Cristo são dados a todos que participam da Ceia celebrada conforme a instituição de Cristo. Mas só quem crê recebe os benefícios: perdão dos pecados, vida e salvação.
– O que é esta fé? Confiança nas palavras de Cristo: “Dado e derramado em favor de vós para remissão dos pecados”. Isto implica:
a) arrependimento perante Deus;
b) fé em Cristo como Salvador;
c) fé de que na Santa Ceia recebemos o corpo e sangue para nosso perdão.

3. O PARTICIPAR INDIGNO
– quem é “indigno” de ir à Ceia? De uma certa forma, qualquer pessoa! Mas Cristo nos convida (nos dá a dignidade – ao crermos nele). Indigno é quem não crê!
– Exemplos: falta de arrependimento; viver em pecado, sem querer corrigir-se; não crer na verdade bíblica sobre Cristo e a Santa Ceia.
– A comunhão “fechada” na Igreja Luterana: o objetivo é “evangélico”: para o bem dos parti- cipantes! Devem ser instruídos antes e confessar sua fé. O pastor é responsável (1 Co 4.1,2)
– Santa Ceia também é confissão de fé (1 Co 10.16,17)

4. AS BÊNÇÃOS DA SANTA CEIA
– perdão dos pecados, com tudo que o acompanha: fortalecimento na fé, conforto e consolo nas aflições, esperança, alegria da salvação, amor a Deus e ao próximo.

Fonte: Hora Luterana

Um comentário:

  1. Que legal através de vc consegui relembrar história da minha terra natal obrigada

    ResponderExcluir