Em São Lourenço Sul os 160 ANOS DE IMIGRAÇÃO ALEMÃ-POMERANA no Sul do RS - Aconteceu no domingo, 21 de janeiro, nas dependências da COMUNIDADE EVANGÉLICA de PICADA MOINHOS, Coxilha do Barão, as festividades relativas à fundação da Colônia São Loureço e que aconteceu em 18 de janeiro de 1858.
A programação iniciou com: - CULTO ECUMÊNICO, reunindo ministros religiosos de quatro igrejas cristãs: P. Breno Dietrich (Comunidades Evangélicas Luteranas Independentes), P. Odacir Bündchen (IELB), Diácono Darci Levien (ICAR) e P. Reneu Prediger/Dietmar Teske (IECLB). Em suas mensagens fizeram uso dos seguintes textos bíblicos: Mc 1.14-20 (Diác Darci), Gn 1.27-31 (P. Odacir), Gn 12.1-3 (P. Reneu) e Ap 21.4-5 (P. Breno-em língua alemã). Membros das quatro igrejas participaram do Culto.
Logo após houve PALESTRA ´o POVO POMERANO´, proferida pelo Prof. Dr. Carmo Thum da Universidade Federal de Rio Grande. O professor falou sobre a importância do povo pomerano, aqui do Sul do RS, também assumir a sua identidade enquanto grupo cultural, o que pomeranos de outras regiões do Brasil já fizeram. Que importância tem esta ´auto-declaração´ de pertencer ao povo pomerano? Na prática significa usufruir de políticas públicas e ter um tratamento especial como pertencente ao ´Povo Pomerano´ quanto ao cumprimento das exigências do CAR (Cadastro Ambiental Rural). Com mais esta palestra e esclarecimentos prestados pelo Prof. Carmo espera-se que mais pessoas preencham e assinem esta ´Auto-Declaração de pertença ao ´Povo Pomerano´. Os formulários, para preencher e assinar a declaração, podem ser solicitados nos cultos das comunidades religiosas.
Após a Palestra as festividades relativas aos 160 anos de imigração alemã-pomerana seguiram com apresentações de Danças Folclóricas Alemãs, Café Colonial, Desfile de Carros Alegóricos, ´Ação entre Amigos´ e Baile com a Banda Rota Luminosa.
Texto e Fotos: Pr. Dietmar Teske