A Selbständige Evangelisch Lutheriche Kirche (SELK), em português "Igreja Evangélica Luterana Independente" surgiu especialmente na região da Prússia, Saxônia, Hesse e Hanover entre 1817-1880 onde igrejas luteranas independentes surgiram. Isso aconteceu devido a união forçada de luteranos e calvinistas que formariam a "Igreja Unida".
Mais recentemente foi adotado um modelo único de igreja protestante nacional, surgindo assim a Evangelich Kirche in Deutchland (EKD) em português "Igreja Evangélica na Alemanha". Esta denominação rejeitou muitos luteranos confessionais que foram obrigados à formar uma igreja de caráter independente.
A principal razão foi a sua firme convicção de que os ensinamentos da Igreja são diferentes e excluiriam um ou outro. Isto aplica-se aos diferentes ensinamentos das Igrejas Luterana e Reformada na Ceia do Senhor. Havia uma necessidade de garantir a pureza da Doutrina de acordo com as Confissões Luteranas.
Bispo Hans-Jörg Voigt. |
Em 1972 outras igrejas luteranas independentes se filiaram a SELK. A SELK possui comunhão de púlpito e altar com a IELB Igreja Evangélica Luterana do Brasil, pois ambas são filiadas ao Concílio Luterano Internacional.
Hoje a SELK possui 36.000 membros, 200 congregações e 131 pastores. Seu presidente é o Bispo Hans-Jörg Voigt.
Nenhum comentário:
Postar um comentário