quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Palestra...

              Nesta última quarta-feira (18/11) à convite da professora Elisane, estive na Escola Municipal Euclides da Cunha, realizando uma palestra sobre a Reforma Protestante para os alunos do 7° e 8° ano. Tive a oportunidade de rever alunos, colegas e amigos desta querida escola onde estudei e também trabalhei.  A temática sobre a Reforma faz parte da grade curricular na disciplina de história. Agradeço o convite feito pela professora Elisane, que também foi minha professora. 


sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Igrejas pelo mundo - Parte 1 - Selbständige Evangelisch Lutheriche Kirche (SELK)...

  A Selbständige Evangelisch Lutheriche Kirche (SELK), em português "Igreja Evangélica Luterana Independente" surgiu especialmente na região da Prússia, Saxônia, Hesse e Hanover entre 1817-1880 onde igrejas luteranas independentes surgiram. Isso aconteceu devido a união forçada de luteranos e calvinistas que formariam a "Igreja Unida".

  Mais recentemente foi adotado um modelo único de igreja protestante nacional, surgindo assim a Evangelich Kirche in Deutchland (EKD) em português "Igreja Evangélica na Alemanha". Esta denominação rejeitou muitos luteranos confessionais que foram obrigados à formar uma igreja de caráter independente. 

 A principal razão foi a sua firme convicção de que os ensinamentos da Igreja são diferentes e excluiriam um ou outro. Isto aplica-se aos diferentes ensinamentos das Igrejas Luterana e Reformada na Ceia do Senhor. Havia uma necessidade de garantir a pureza da Doutrina de acordo com as Confissões Luteranas. 
Bispo Hans-Jörg Voigt.
  Em 1972 outras igrejas luteranas independentes se filiaram a SELK. A SELK possui comunhão de púlpito e altar com a IELB Igreja Evangélica Luterana do Brasil, pois ambas são filiadas ao Concílio Luterano Internacional. 

 Hoje a SELK possui 36.000 membros, 200 congregações e 131 pastores. Seu presidente é o Bispo Hans-Jörg Voigt.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Catedrais Luteranas - Parte 5 - Catedral Luterana São Nicolau, Helsínquia, Finlândia...


A Catedral de Helsinki(Helsingin tuomiokirkko em finlandês) é uma igreja evangélica luterana da Diocese de Helsinki, localizada bem no centro da cidade.

Sua cúpula verde e alta, envolta por quatro cúpulas menores destaca-se no visual do centro de Helsinki, destacando o estilo neoclassicista utilizado na construção da catedral, em 1830. Além das cúpulas, a construção conta com duas torres sineiras e estátuas de zinco retratando os Doze Apóstolos.

Sua grandeza é visível tanto de fora quanto de dentro; o local possui espaço para até 1300 fiéis, que celebram seus encontros em meio a um altar construído em 1880, com belas estátuas de anjos, um órgão e púlpito.
Suas belezas interior e exterior atraem grande número de turistas, sendo visitada anualmente por mais de 350 mil pessoas. Com uma restauração ocorrida entre 1980 e 1990, a Catedral tem sido utilizada para serviços litúrgicos, inclusive casamentos.


Os paramentos de cor Azul - ADVENTO...

  Os paramentos são parte da ornamentação da casa de Deus e são ricos em significados simbólicos. Os paramentos compreendem tanto os antepêndios – panos coloridos que pendem diante da mesa da ceia, da estante de leitura e do púlpito – quanto as vestes litúrgicas usadas durante o culto ou ofícios.

 É importante dizer que os paramentos não têm, em si, o sentido de decoração ou ornamentação. Sua função vai além disso. Eles querem expressar algo, querem transmitir uma mensagem. Remetem para além de si mesmos.

 Os paramentos estão diretamente ligados ao sentido daquilo para o qual o culto está voltado, ao anúncio do evangelho. “Os cristãos são chamados a proclamar o evangelho da salvação por todos os meios possíveis” inclusive o visual. Cada cor, cada imagem é uma nova dimensão acrescentada à nossa percepção da boa nova do evangelho. 

 Os paramentos são parte dos recursos visuais e simbólicos da igreja. Neste sentido, eles constituem um componente importante do culto cristão; contribuem para ele na medida em que ajudam a comunicar o evangelho da salvação e a expressar a relação entre Deus e as pessoas; são um dos variados meios de comunicação dados pelo próprio Deus.

 É preciso estar consciente de que a “arte litúrgica não torna Deus presente, porém ela traz a sua presença para a nossa consciência [ou seja, um elemento simbólico, qualquer que seja, não está “em lugar de”, mas remete a alguma coisa]. Assim como uma fotografia traz à memória pessoas amadas que podem estar longe de nós, a arte litúrgica abre nossos olhos para a presença não-visível de Deus” 

 As cores e os símbolos são características marcantes dos paramentos, e estes variam de acordo com a época do ano litúrgico. Tradicionalmente, para o período do Advento era utilizado o roxo, que também é utilizado na Quaresma marcando os períodos de caráter penitencial. Porém, é interessante introduzir a cor azul para o período do Advento. Muitas congregações luteranas tem utilizado está cor, fazendo desta forma, uma melhor distinção entre os períodos. 

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

XII Encontro da Reforma Luterana de Canguçu-RS...


Encontro da Reforma...


XII Encontro da Reforma Luterana realizado neste sábado 31 de outubro no Alto Alegre, Canguçu,RS. Reunindo as igrejas luteranas presentes no município: IELB Igreja Evangélica Luterana do Brasil, IECLB Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e IELI Igreja Evangélica Luterana Independente.




Algumas comunidades da IELB no interior de Canguçu...

Comunidade Evangélica Luterana "Paz" do Iguatemi - IELB

Comunidade Evangélica Luterana "Cristo Para Todos" de Lagoa dos Pereiras - IELB

Comunidade Evangélica Luterana "Trindade" de Alto Alegre - IELB