domingo, 19 de julho de 2015

Cristo no púlpito...

"Mas nós anunciamos o Cristo crucificado, uma mensagem que para os judeus é ofensa e para os não judeus é loucura." 1 Co 1.23

"Senhor, queremos ver Jesus" é o pedido que alguns gregos fizeram a Filipe. Foi também com esse pedido que certo pastor encontrou um bilhete em seu púlpito. Os ouvintes daquela congregação estavam fartos de ouvir discursos sobre política, economia, filosofia, e literatura, e nada de sermão com o Evangelho de Cristo. Os cristãos ansiavam, como aqueles gregos em Jerusalém, ouvir a Palavra de Deus, que falava de Jesus como o Salvador. Por isso, antes do culto, colaram um bilhete no púlpito com as palavras: Pastor, queremos ver e ouvir Jesus!

 O púlpito de hoje, não raras vezes, é pobre em oração, pobre em Evangelho, pobre na pregação do Cristo crucificado. Os pregadores são enviados por Deus; são embaixadores de Deus e devem pregar a Palavra de Deus.
 O século atual clama por pregadores como Paulo, Pedro, Estêvão, homens grandes em santidade, em fé, em amor, em convicção, em fidelidade. O púlpito é o trono de Deus, onde deve soar a voz do Senhor; é o altar de Deus, onde deve arder a mensagem do Cristo crucificado como única solução para uma humanidade em agonia, de todas as ordens.
 Paulo, o pregador de Deus, após a transformação sofrida junto às portas de Damasco, é um homem que só pensa, só vive e só prega Cristo. Os judeus, cegados em seu oco ritualismo, rejeitaram Jesus. Embriagados pelo sensacionalismo, avizinhavam-se de Jesus apenas para ver seus milagres. A cada passo, imploravam por sinais. Escandalizando-se com a sua pessoa e doutrina, rejeitaram-no. os gregos, ensoberbecidos com sua cultura filosófica, carimbaram os embaixadores de Deus de tagarelas e a sua mensagem de loucura. Deram as costas de Jesus.
 Paulo, o homem que sabia dizer o meu viver é Cristo e o morrer é lucro não se deu por vencido pelo escândalo dos judeus e a loucura dos gregos. Paulo ressalta um mas e afirma: Mas nós pregamos o Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios. E logo justifica por que, apesar de tudo e de todos, anuncia Jesus Cristo: Pregamos a Cristo, porque ele é o poder de Deus e sabedoria de Deus.
 Aos pregadores dos púlpitos de nossa Igreja, fazemos o grande pedido: Senhor pregador, nós queremos ouvir Jesus!

Devocionário Segue-me
LH pág. 206


Nenhum comentário:

Postar um comentário