sábado, 5 de maio de 2018

Pastor KARL JOHANNES FIEDLER...


Pastor KARL JOHANNES FIEDLER

*05.03.1883 ou 1903? Em Dresden
+01.02.1955 em Kiel

 Foi enviado para exercer funções de pastor evangélico luterano, em 1920 pela Sociedade Evangélica de Barmen (Evangelische Gesellschaft für die protestantischen Deutschen in Amerika), ou seja, do Sínodo da Igreja Territorial da Prússia, atuando entre 1921 e 1932 em Santa Augusta, colônia de São Lourenço do Sul. Na década de 1930, trocou os trabalhos do então Sínodo Riograndense para exercer seu cargo no Sínodo de Missouri. Posteriormente a essa troca, o pastor Fiedler retornou à Alemanha. A comunidade de Santa Augusta também aderiu a mudança e hoje ela pertence à IELB.

Fontes:
HAMMES, Edilberto Luiz. Dicionário de Sobrenomes de origem alemã de São Lourenço do Sul e das colônias adjacentes. São Leopoldo: Studio Zeus, 2017.
____________________. A imigração alemã para São Lourenço do Sul. São Leopoldo: Studio Zeus, 2014.
Pesquisa: Juliano Timm

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Colarinho Clerical...


          O chamado colarinho clerical foi criado em 1827 pelo Rev. Donald McLeod, pastor presbiteriano vinculado à Igreja da Escócia. Mesmo usado majoritariamente por sacerdotes católicos, é uma vestimenta de origem protestante.
 O colarinho tem um significado duplo. Imitando a situação de um escravo antigo, que possuía um colar de metal ao redor do seu pescoço, sua função é demonstrar que o ministro é escravo da vontade de Deus. A aba de cor branca simboliza a pureza da mensagem a ser anunciada. Uma mensagem que não é do ministro, mas de Cristo. No ambiente luterano, o colarinho clerical é muito utilizado. 

Dica de livros...

 Pastor Heinrich W. Hunsche e os começos da Igreja Evangélica no Sul do Brasil

Autor: Carlos H. Hunsche 

244 páginas

Editora: Rotermund

1981


 Os alemães no Sul do Brasil: cultura, etnicidade e história

Vários autores

221 páginas

Editora da ULBRA

1994
A imigração alemã para São Lourenço do Sul: Da formação de sua colônia aos primeiros anos após seu Sesquicentenário

Autor: Edilberto Luiz Hammes 

734 páginas

Editora: Studio Zeus

2014