Localizado as margens do Rio Elba, em Torgau - Alemanha, Hartenfels não está somente um impressionante castelo renascentista. Dentro dele encontra-se uma jóia da Reforma: a primeira Capela Luterana que foi construída no mundo.
No ano de 1544, o eleitor da Saxônia, João Frederico, confessou sua Fé literalmente de forma concreta ao transformar uma ala de sua luxuosa mansão em uma Capela para o castelo.
Nicholaus Gromann foi contratado como construtor e arquiteto para a renovação. Porém, Lutero e Cranach foram os que projetaram os elementos da arquitetura e da arte para confessar visualmente a Palavra e os Sacramentos como base para a Igreja de Cristo.
Ao entrar na Capela, enxerga-se ao redor da porta de madeira, os sofrimentos de Cristo esculpidos em pedra. Já no seu interior percebe-se simplicidade e beleza, em um ambiente relativamente pequeno, mas aconchegante.
No púlpito, colocado na parede lateral, existem três imagens desenhadas por Cranach: Jesus e os apóstolos, Jesus perdoando a mulher adúltera e Jesus expulsando os comerciantes do Templo.
O Altar é mais um capítulo à parte. A Mesa do Senhor é sustentada por quatro anjos esculpidos em pedra que transmitem uma belíssima imagem do Céu unindo-se com a terra por conta da Celebração da Ceia do Senhor. Uma bela Fonte Batismal e um Órgão suspenso completam esta Capela que é um marco na história da Reforma.
A primeira Capela Luterana construída no mundo foi dedicada pelo bem-aventurado Dr. Martinho Lutero no dia 05 de Outubro de 1544, a quase 500 anos!
Fonte: Facebook Igreja Luterana Bom Pastor, Cariacica-ES.